domingo, 5 de agosto de 2012

Gravidez na adolescência pode ser período tranquilo, dizem especialistas


Ser mãe é uma das fases mais maravilhosas na vida de uma mulher. Mas e quando isso acontece muito cedo? É cada vez maior o número de adolescentes grávidas. Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 444.056 meninas e adolescentes brasileiras, entre 10 e 19 anos, tiveram filhos em 2009. Destes, mais de 70 mil é referente aos números do estado de São Paulo, o maior em todo Brasil.
A cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem no Brasil são filhas de adolescentes. Esse índice representa três vezes mais garotas menores de 15 anos grávidas do que na década de 70. O índice de gravidez entre adolescentes cresceu 150% em relação às duas últimas décadas.
Em São José do Rio Preto (SP), a situação é parecida. Dados da Secretaria de Saúde mostram que, em 2011, o número de partos de jovens entre 11 e 19 anos somou 5.214, número quase igual ao de 2010, que foi de 5.223. A porcentagem sobre o total de recém-nascidos em 2011 é de 12,42%.
Em alguns casos, a gravidez pode se revelar como um elemento reorganizador da vida e não desestruturador. É o caso da estudante Barbara Brunca. Com 22 anos, ela foi mãe aos 19 e o susto deu lugar à felicidade com o nascimento do filho. “Quando soube que ia ser mãe não senti minhas pernas, ficou tudo escuro e meu coração disparou. Quando eu contei para meu namorado, hoje meu marido, a felicidade foi tão grande que todas as angústias foram embora”, relata.
Francisco tem hoje três anos e traz felicidade para toda família. “Embora eu tenha sido mãe muito nova, não acho que tenha sido a hora errada. Foi no susto? Foi, mas foi a melhor notícia da minha vida. Minha vida mudou completamente, amadureci muito e dou hoje um valor muito maior para minha família e minha mãe”, conta Barbara.
Barbara e Francisco, que hoje tem três anos (Foto: Divulgação / Eloisa Mattos)
(Bárbara e Francisco, que hoje tem 3 anos)
A gravidez em adolescentes e jovens, embora nem sempre desejada, pode ser uma etapa tranqüila da vida. Ser mãe pode significar amadurer. É o que garante a psicóloga Anita Lofrano. “Ser mãe torna a mulher muito sensível, achando que não vai dar conta dessa tarefa, até aquelas que planejaram a gravidez. Mas a gravidez é um momento mágico, e transforma, seja em qualquer idade”, comenta.
A psicóloga Paula Milestani também afirma: o período pode ser tranquilo. "Existem os riscos de uma gravidez em uma jovem? Sim. Mas ele pode ser um período bom e tranquilo? Pode. A adolescente precisa contar aos pais, que devem encaminhá-la a médicos, fazer os exames corretos, ter todos os cuidados necessários e assim, garantir uma gravidez segura. Psicologicamente, é preciso entender que ser mãe é uma nova fase, com responsabilidades e sim, com medos, mas que devem ser superados com ajuda da familia", explica Paula.
A relação mãe e filho é inexplicável, até para quem entende do assunto. Especialistas garantem: seja qual for a idade, é transformador. “Cada coisa que aprendemos com nossos filhos serve de aprendizado para crescer. Sempre tive minha mãe muito presente na minha vida, mas depois de ser também, passei a dar muito mais valor na minha. Estou criando meu filho da mesma forma como fui criada, dando para ele o mais importante de uma relação, que é muito amor e carinho”, finaliza Barbara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário